domingo, 6 de julho de 2014

Sentimento do mundo: O Brasil e sua sociedade.

(Esse texto foi ao ar pela primeira vez em 14 de julho de 2013 no blog do autor. Decidi colocar ele hoje para nos fazer pensar em como nada mudou em nosso país, e em meio a comemorações de gols, refletir se está valendo a pena toda essa festa. O salário mínimo citado no texto era baseado no salário do ano de 2013.) 
  Brasil, o maior país da América do sul, onde contem belas paisagens, grandes centros urbanos, um lugar com culturas mescladas onde temos índios, negros, pardos, orientais, ou seja, um país democrático onde temos pessoas de lugares diferentes vivendo em paz e harmonia.

  O Brasil é uma das maiores economias do mundo a sétima segundo IBGE, um país rico em combustível, plantações de café, cana de açúcar, entre outros. Claro Brasil tem suas dificuldades como, por exemplo, no sertão do norte onde às pessoas que não tem infraestrutura alguma ou então os moradores de rua que não tem apoio nenhum, ou então os bandidos, traficante "noinhas" que moram nas favelas e até mesmo centros urbanos, a falta de bom senso dos brasileiros, a falta de educação, falta de saúde, as música ofensivas e etc. Porém nós brasileiros somos espertos e junto com nossos políticos e autoridades policiais driblamos isso como se fosse nada.
 
E agora estaremos falando como que o Brasil dribla todas essas dificuldades como os nossos craques de futebol. E é assim mesmo que os brasileiros fecham os olhos para a realidade com muito futebol, samba, festas, programas de TV. É isso mesmo o nosso país não se importa com os problemas que temos. Porque uma grande parcela da sociedade fecha os olhos para a realidade e não enxerga a vergonha que nós somos para o resto do mundo.

  A sociedade prefere assistir um jogo de futebol, uma novela, ir para festas, comemorar uma festividade medíocre do que correr atrás dos direitos de cidadãos, pois é quem imaginaria um país tão belo, tão rico com todos os requisitos para ser um país modelo para outros países com cidadãos tão ignorantes, com políticos exemplares que acomodam a população e os deixam alienados, com seus falsos benefícios e falsas ajudas. 

  O país do imposto, da inflação, da corrupção, do futebol, da marcha das putas, parada gay, pois é, e o salário do trabalhador está aonde?? Isso parece até piada né, o salário mínimo de 
R$678,00 enquanto a Argentina nosso vizinho está ganhado aproximadamente 500 euros. Ai levante uma questão, o salário mínimo de um brasileiro pode suprir as necessidades do trabalhador e de sua família? Sim, mas o chefe de família vai ter se vestir mal, tirar da boca para dar aos filhos, passar por humilhações, ou seja, ele não vai poder dar uma vida digna aos filhos. Porém uma grande fração desses trabalhadores também são hipócritas e não fazem nada para estar mudando a sua situação, por que preferem viver acomodados recebendo benefícios que são concedidos pelo governo do Brasil.

  O Brasil, que belo esse país, no próximo ano estaremos sediando a copa mundo e todos estão muitos felizes, pois somos o país do futebol o país do "rei" Pelé, do fenômeno Ronaldo, do garoto Neymar o mais novo astro do futebol brasileiro. No início foi feito um orçamento para o governo saber quanto seria gasto para estar preparando o país para receber tal evento, o que seria previsto para se gasto era a bagatela de 25,5 bilhões de reais pouco tempo depois o valor aumentou para 28,0 bilhões, pouco dinheiro né? Porém em 2010 a África do sul gastou apenas, 14,5 em infraestrutura e estádios, pouco mais da metade que seria previsto para ser gasto na copa de 2014. Entretanto, nos últimos meses recebemos a noticia de que não seria gasto 28,0 bilhões, mas sim, 63,0 bilhões e será a copa mais cara da historia. Todo esse dinheiro está saindo dos cofres publico, está saindo do seu bolso esse dinheiro, o dinheiro que poderia está sendo gasto em educação, saúde, transporte e etc. 

  O Brasil nas ultimas semanas teve um surto de revolta, pois houve um aumento de 0,20 centavos, no transporte publico. E muitos dizem, "Brasil acordou", será que isso é verdade? O Brasil é um pais que vem passando por algumas revoluções, na década de nos anos 60, 70, 80 e 90 e essa mudanças foram bem úteis para a época porém ela não serviu para os brasileiros estarem abrindo os olhos para a realidade e verem como está o país em que vivemos.

  O Brasil sempre teve casos absurdos de políticos corruptos, Fenando Collor, Paulo Maluf procurado pela Interpol, Carlos Cachoeira e até mesmo os nossos últimos governantes o presidente Lula que está envolvido em vários casos de desvio de dinheiro e a nossa atual presidenta Dilma Rousseff, assalto ao banco Banespa, teve falsas identidades dentre vários outros delitos, mas claro, isso não é nada porque vivemos no Brasil e esses políticos são bem vindos, aqui isso é normal. E uma pessoa assim é a nossa governante e uma pessoa está em cargo tão importante porque? Simples, eles nos enganam com falsos benefícios, falsas oportunidades, por exemplo, no nordeste eles dão o bolsa família ao invés de estar fazendo projetos para aumentar a taxa de empregos e não deixa-los acomodados ou então os programas educacionais (Enem, Fies, Prouni), mas nós temos um ensino de qualidade? De acordo com a Unesco dentre 172 países o brasil está em 72º, mas quem liga SOMOS O PAIS DO FUTEBOL, DO SAMBA, CAIPIRINHA E PAÍS DA HIPOCRISIA. 
 
  E sim o Brasil nunca irá mudar, já perdemos, tivemos heróis, como Geraldo Vandré, que fez varias músicas fazendo referencias aos ditadores da época, Chico Buarque idem, dentre vários grandes nem chegamos a conhecer nem ouvir o nome deles, e refriso novamente o brasil não vai mudar pois temos uma pequena fração da população que realmente, enxerga a realidade e que deseja a mudança.

Sobre o autor: John Lennon Macedo.Um cara um "tantinho" louco, impulsivo, ansioso, sonhador, sem medo de vida sem medo de arriscar, sem medo de amar, apenas carrego o medo de ficar sozinho. Não tem como me auto descrever, porque eu estou com preguiça de pensar e de escrever, a única coisa que vocês tem que saber é que eu sou um sonhador, ainda sonho com um mundo melhor e acredito no amor verdadeiro, entre as pessoas, sem duvida isso é a única coisa que pode mudar o mundo.
(Para visitar o blog do John clique aqui. Caso queire seu texto divulgado no blog, basta ler esse artigo.)

9 comentários:

  1. Esse cara escreve bem, além de ter um nome foda e um blog melhor ainda. Parabéns por ter nos dado a oportunidade de conhecê-lo.
    Acho q em meio a tantos blogs fingindo estar tudo bem e 'vai Brasil' era exatamente isso q todos precisavam ler, a verdade. O nosso Brasil infelizmente é o país da hipocrisia e do futebol; infelizmente mesmo.
    Parabéns ao John por ter escrito algo tão verdadeiro a algum tempo, tão verdadeiro ao ponto de ser verdade até os dias e hoje, e parabéns a vc Tati, por ter dito a coragem de postar a verdade no seu blog.
    Abraço;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele escreve bem sim, concordo que o nome dele é foda, John Lennon, como ser melhor? haha
      Eu que sou grata por ter tido essa oportunidade.
      Sem dúvidas, não acho que vale a pena nos esconder e sorrir, nem ganhamos a copa, perdemos em todos os sentidos.
      Agraço as palavras, e sei que o John agradece também!
      Beijos!

      Excluir
  2. As coisas poderiam ser menos tensas, eu poderia estar menos nervoso, mas não estou. Me sinto preocupado com o que vai ser de mim a cada dia que passa. Espero por dias melhores sempre. Mas parece-me que quanto eu mais espero esses dias, mais demoram pra acontecerem. Sabe, esse texto me fez pensar muito, MUITO mesmo, em muita coisa. Eu nasci aqui no Brasil, fiquei uns meses longe, mas sempre volto. Mas será que vale a pena voltar? Será se vale a pena continuar fingindo q tem como melhorar? Sendo que como ele mesmo disse, não vai mudar. John tá certo, esse país tá uma merda, e não vale a pena ter esperanças mais.
    Abraço aos dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que anda pensando Rapha, de fato, você me parece muito melhor longe daqui. Ainda tenho esperanças, mas elas logo vão acabar. Um dia, espero sair daqui.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  3. Olá =).
    Texto perfeito, eu não tinha lido em 2013, mas cara, é perfeito. O Brasil vive um momento complicadíssimo e o pior é saber que, no fim, nada muda =(.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu também li ele apenas esse ano, e realmente, é perfeito!
      Pois é :(
      Beijos!

      Excluir
  4. Gostei bastante do seu texto. Eu adoro futebol, adoro copa, mas não posso fingir que eles gastaram dinheiro demais na copa e deixaram as coisas que realmente precisam de lado. O Brasil é um país rico, maravilhoso e é conhecido como "A favela do mundo" porque o governo não se importa com a população. Não pode isso não, gente! Adorei o post, e o seu blog, você arrasa!

    Beijos! | @steffanylopess
    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Mas o texto não é meu :P
      Exatamente isso, a gente finge demais, nosso país tá precisando de muita coisa :(
      Obrigada!!
      Beijos!

      Excluir
  5. É o Brasil atualmente,infelizmente.
    Enquanto a alemanha está de boas na educação,saude...
    http://beautifulpdreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© CAPRICATI © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESIGN E PROGRAMAÇÃO POR DESIGNLC. imagem-logo