quinta-feira, 29 de maio de 2014

PROJETO TALK: FOTOGRAFIA!

   Olá pessoal! Hoje o projeto vai falar de um assunto que eu amo, e amo muito: Fotografia. Na dúvida do que falar, escolhi falar um pouco de tudo, meus gostos, como comecei, minha câmera e coisas do tipo!
  É complicado estabelecer um ponto em que a fotografia passou a fazer parte dos meus dias, da minha vida. Eu sempre fui apaixonada por cores, formas e expressões, ansiava pelo dia em que poderia registrar tudo e qualquer coisa do meu jeito, da forma desejada por mim.
  Nasci na cidade grande, me apaixonei por São Paulo a cada vista, a cada esquina, seus prédios, seus defeitos e sua magia me despertavam ( e despertam até hoje) o mais puro sentimento de gratidão, gratidão pela selva de pedra que acolheu meus sonhos e planos mais mirabolantes, talvez por esse motivo é impossível eu não parar a cada minuto para tirar uma fotografia desse lugar que vive em constante mutação, provavelmente os prédios foram meus primeiros modelos, São Paulo e suas paisagens deram inicio a minha paixão em registrar momentos.
  Não cresci familiarizada com a natureza, acho que por esse motivo bate aquele desespero somente ao pensar em uma possível vida no campo, mas reconheço a beleza das flores e suas cores, os galhos secos ou não, tirar fotos delas sempre me fizeram imaginar estar fotografando fadas. (Nunca assistiram Barbie Fairy Tail?!)
  Fotografar pessoas sempre foi meu grande empecilho. Nunca sabemos a imagem que a pessoa tem de si mesma, as vezes um angulo que no meu ponto de vista favoreceu o individuo, pode desagradar o fotografado, e isso é tão complicado...
  Em questão de cenários, acho que assim como todos os fotógrafos, me encanto pela sutiliza da luz solar, os primeiros raios da manhã formam espetaculares fotografias, cheias de vida, contudo me desafio cada vez mais pelas sombras e mistérios da noite. Brinco com as formas e a escuridão se encarrega do resto.
  Um fotografo não é nada sem uma boa câmera, mas de nada adianta uma lente maravilhosa se a pessoa por trás dela não a domina completamente. As configurações de uma DSLR não são fáceis, mas com esforço todos podem conseguir aprender, conhecer a câmera que tem em mãos faz toda a diferença, particularmente eu passo horas vendo vídeo-aulas no youtube, e elas tem me ajudado bastante, mesmo tendo custado para a minha mente limitada entender as diferenças entre luzes, a hora de aumentar ou abaixar o ISO, contraste, saturação, matriz, exposição e etc.. Não que eu seja uma Expert no assunto, mas consegui aprender muita coisa e aos poucos as minhas fotos estão ficando do jeito que eu sempre desejei.
  A marca é importante, sim, temos o costume de procurar as de renome, o que faz a diferença na hora dos estudos, algumas máquinas não tão conhecidas são tão boas quanto as mais famosas, mas vídeos aulas e tutoriais diferenciados são difíceis de achar. Eu sempre me dei muito bem com os modelos da Nikon, atualmente estou satisfeita com a minha, uma Coolpix P520, ela não é tão cara (pouco mais de mil reais) e extremamente boa e fácil de usar.
  Editar fotos é natural, ajustar o corte, tamanho, desfoque e tantas outras possibilidades, mas a suavidade das imagens devem ser respeitadas. Existe uma linha tênue entre o belo e o exagerado. Abusar do contraste é perigoso, arriscado, uma fotografia com cores vivas é linda, mas se passar do ponto perde toda a naturalidade e a foto parece falsa. Se a foto não ficou tão boa, descartar e tentar novamente em outro momento é sempre a melhor opção.
  Sempre enxerguei a fotografia da mesma forma que enxergo a escrita: Pessoal e sensível. A arte de demonstrar sentimentos, lembranças e momentos, só que ao invés de letras, as imagens é que falam.
  Foi com esse pensamento que criei a página do blog no facebook. Se aqui as palavras domina, lá é o contrário, mas com um toque diferente e com outra paixão minha: As imagens em preto e branco. Na página o foco são os livros, cheios de quotes, eles são extremamente fotogênicos!
  Livros, animais, prédios, comida (haha), com o tempo fui me apaixonando pela forma de registar cada uma dessas coisas e deixar nelas o meu ponto de vista. 
  E vocês, gostam de fotografar?

(O projeto talk surgiu da ideia de um grupo de blogueiras amigas discutirem assuntos diversos, toda semana (ou sempre que der), estaremos falando sobre temas aleatórios, do ponto de vista de cada uma de nós, que temos personalidades e gostos distintos. As fotos lá em cima são de minha autoria, minha visão sobre a beleza daquilo que estamos tão familiarizados que deixamos notar sua preciosidade. Deixo aqui também uma pequena noticia sobre novidades que estão por vir aqui no blog, um projeto sobre livros, cores e fotográfias. E outro projeto fotográfico com as mesmas meninas do projeto Talk (Que logo logo vocês vão saber quem são!)


17 comentários:

  1. Oi, Flor! Tudo bom?
    Que delicia entrar no seu blog e encontrar um post sobre fotografia! Queria agradecer também, por poder estar participando do projeto, o que sempre quis e acho maravilhoso!
    É lindo quando alguém consegue ver beleza em algo que as pessoas não veem, é isso que tento trazer com as minhas fotos. A questão de equipamento é muito delicado, faço curso e todos tem Canon ou Nikon, e eu sou a única que tem um Fujifilm, e acredite, ela da um baile naquelas câmeras. Eu acredito profundamente, que é o fotografo que é quem faz a diferença quando tem uma câmera na mão. Claro que as vezes a objetiva ajuda, mas cada um vai melhorando aos poucos.
    Semana passada, consegui um tripé, achei essa semana uma flash, tem que ser aos poucos, porque esse não é um ramo barato, pelo contrário. Demora um pouco até você começar a ganhar dinheiro com isso. O que tem me magoado bastante, é escutar "fotografia virou moda", fico muito triste mesmo, porque não é fácil e simples, principalmente depois que comecei o curso, vejo que tem muita coisa ainda pela frente.
    Mas estou feliz em ler suas palavras totalmente apaixonadas por fotografia, fico feliz por compartilharmos esse amor! <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fe, tudo bem? Eu estou bem sim amore.
      Ah delicia mesmo é ter um comentário como o teu anjo!
      É uma honra tão grande ter você nesse projeto que está por vir! É amanhã <3
      Exatamente, sempre quis uma Fuji, mas não tenho muito material de aulas pra ela, e infelizmente não tenho tempo para um curso agora ''/
      De fato, fazer parte disso requer muito tempo e dinheiro né amor? Mas a gente não pode desistir não *-*
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Tatiana! Em primeiro lugar, que projeto legal! É muito interessante a gente conhecer mais a blogueira, ainda mais quando é a partir de uma postagem tão rica em informações quanto essa (:
    Gostei de ver sua 'história' e dificuldades, me inspirei no trecho sobre São Paulo. Infelizmente, não posso opinar muito porque, apesar de eu gostar muito de fotografia e me arriscar várias vezes, não é algo que eu pesquise e pratique com tanto afinco como você, mas admiro muito!

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vick!
      Jura que passei informações o suficiente? Fiquei com medo de ter falado muito e nada com sentido sabe?
      Fiquei muito feliz com esse teu comentário.
      Poderíamos fazer uma seção de fotos hein? Tu com seu cosplay de Harry <3
      Beijos!

      Excluir
  3. Gosto muito de fotografia, apesar de não ter uma câmera decente. Um dia quem sabe ainda faço um curso! Mas, Tatiana, fiquei particularmente encantada com o teu texto, sua gratidão pela grande SP é linda, fiquei arrepiada aqui! :] Vou amar ver fotografias aqui no blog também e muito sucesso para os futuros projetos! Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas não desista por isso não hein? Por anos utilizei somente minha câmera de celular *-*
      Ah cara, que bacana saber que transmito essa sensação pra vocês, afinal, o que seria de mim sem meus leitores né? E de fato, eu sou apaixonada por essa cidade..
      Beijos!

      Excluir
  4. Amo fotografia, embora entenda pouquíssimo. Mas adoraria fazer um curso ou algo assim. Pra mim é uma arte que merece tanto respeito quanto a escrita, os poemas, ou a música. Tantas coisas podem ser exibidas através de uma fotografia, não é? Gostei do texto ♡ Pareceu uma mistura de poema/música/texto ♡ Gostoso de ler hehe
    Obrigada pelo elogio lá no blog :D Fico eufórica com comentários como o seu ♡♡♡ Beijão!

    www.garotasdemustache.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é uma arte mais complexa e infelizmente mais cara, mas com tanto valor quanto qualquer uma das coisas que tu citou, né? *-*
      E eu com comentários como o teu haha
      Beijos!

      Excluir
  5. Eu amo fotografar, registrar momentos, preserva-los... essas coisas <3 Vou levar esse texto como uma inspiração para tirar melhores fotos, adorei

    sublimecapital.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Minha linda gostaria de agradecer pela sua visitinha e dizer que já estou te seguindo.
    Eu até segui o seu twitter, se vc puder fazer o mesmo ficarei feliz =]
    Outra coisa, eu também achei seu blog interessante, até porque são pouco os blogs que nos atraem e achei interessante isso com relação a fotografia, porque eu adoro. Espero poder ver muitas novidades aqui no seu cantinho. Vai ser o primeiro e de muitas visitas que ainda farei aqui viu? Pode contar com a minha amizade e tudo que precisar.
    beijinhos linda e parabens

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, teu blog é adorável!
      Claro, já estou te seguindo por lá também!
      Eu também adoro essa arte, tão linda e bonita né?
      Muito obrigada pelo teu comentário, tu é um amor de pessoa!
      Tudo de bom pra ti, beijos!

      Excluir
  7. Olha, amore... Sem palavras para elogiar a sua fotografia e a junção dela!!! <3
    Adorei o projeto e é claro que acompanharei...

    Beijinhos...
    +FUN http://futeisuteisenecessarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ju!
      Fico feliz em saber que vai estar acompanhando amore!
      Beijos!

      Excluir
  8. Adoro fotografar tambem... Essas fotografias no topo do post são suas? Perfeitas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Seu projeto é lindo, e você fotografa muito bem! Amei ♥

    vitorissima.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Andei vendo seus posts, e percebi que as fotos são bem tiradas e caprichadas, achei muito fofinho essa sua forma de expressar, quem dera eu tirar fotos assim. As imagens ajudam a deixar o post mais completo, e quando as imagens são feitas por si própria e ainda tem um qualidade boa e mostra todos os detalhes, ela fica perfeita, igual seus posts <3
    Amei o projeto ! <3

    UB

    sonhadora-tola.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhh que comentário mais perfeito, sempre dou o melhor de mim para meu blog, e fico realmente feliz quando pessoas fofas como você reconhecem meu esforço e gostam do que eu faço!
      Obrigada, de verdade xD
      Beijos!

      Excluir

 
© CAPRICATI © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESIGN E PROGRAMAÇÃO POR DESIGNLC. imagem-logo