segunda-feira, 13 de março de 2017

Resenha - Eleanor e Park

 Título original: Eleanor e Park
 Título nacional: Eleanor e Park
 Autora: Rainbow Rowell
 Editora: Novo Século
 Número de páginas: 328

 Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

 Minha opinião: Estou cada vez mais apaixonada pelos escritos de Rowell. Mas esse foi sem dúvidas o primeiro romance jovem que eu li e me encantei sem questionar. 
 A história é contada por ambos, intercalando a narração, é quase impossível escolher qual deles é mais encantador, mas se fosse pra decidir diria que a narração da Eleanor tem uma certa importância maior que a de Park, pois é ela quem desenrola a maioria dos problemas.
 Eleanor tem uma vida difícil, passou uns meses longe de casa depois de ter sido expulsa por seu padrasto, que é um machista de plantão, eles são uma família pobre, a mãe é submissa ao marido e Eleanor tem três irmãos mais novos e nenhuma privacidade. Toda essa situação gera um clima bem tenso durante toda a narrativa dela, e se apaixonar tão intensamente mesmo com tantos problemas não é algo que ela esperava, e o fato dela não saber lidar com isso deixou o livro ainda mais adorável. 
 Park tem uma família bem mais estruturada, o tipo de família exemplo, seu único problema é lidar com o pai durão que não aceita o seu estilo e seus gostos pessoais.
 O casal principal é bastante real, nenhum deles é perfeito e não tem aquele clichê de garoto popular que se apaixona pela garota esquisita logo de cara. Sim, Eleanor é um tanto peculiar, tem cabelos ruivos volumosos e se veste de maneira estranha, e Park sabe disso, e no começo não se encanta pela Eleanor, e isso que torna a história especial, o amor entre eles começou a surgir com o tempo, os dois foram se conhecendo aos poucos. 
 Poderia e gostaria de falar muito mais, pois sem dúvidas se tornou um dos meus preferidos. Mas acho que a experiencia de sofrer e torcer ao ler esse livro precisa ser vivida. Então se ainda não leram e tiverem a oportunidade, não irão se arrepender. 
Meus quotes preferidos:

 "Porque não importa pra mim, Park. Se você gostar de mim, eu juro por Deus, nada mais importa."

  "Quando tocou a mão de Eleanor, ele reconheceu. Ele soube"

  "E quando Eleanor sorriu, alguma coisa se partiu dentro dele. Isso sempre acontecia."

  " - Só me dê um beijo de Adeus. - Ela sussurrou.
     Adeus por hoje, ele pensou, não para sempre."

  "Às vezes, parecia que ela jamais poderia fazer por Park algo similar ao que ele fazia por ela. Era como se ele despejasse todo um tesouro sobre ela a cada manhã sem nem refletir sobre seu ato, sem notar quanto tudo aquilo valia."

 "Mesmo estilhaçada em milhões de pedaços, Eleanor ainda sentia o toque de Park em sua mão. Sentia o dedão dele explorando-lhe a palma."

 "Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo, e completamente vivo"

 "Você salvou minha vida, ela tentou dizer. Não para sempre, não definitivamente. Provavelmente, só por certo tempo. Mas salvou minha vida, e agora eu sou sua. O que sou agora é seu. Para sempre."

"Ele parou de tentar trazê-la de volta. Ela só voltava quando bem entendia, em sonhos e mentiras e déjà-vus partidos. 
[...] Eleanor...Em pé, às suas costas, até que ele virasse para trás. Deitada ao seu lado segundos antes de ele acordar. Fazendo que todo o resto do mundo parecesse mais sombrio, mais superficial, e nunca bom o bastante. Eleanor acabando com tudo. Eleanor, indo embora. Ele parou de tentar trazê-la de volta."

  Estrelas para essa leitura:

58 comentários:

  1. Eu AMEI esse livro! Amorzinho demais <3 foi o primeiro que eu li da Rainbow e não tive como não me envolver com os protagonistas, me emocionando com a aproximação deles e torcendo por um final feliz! Agora estou lendo Fangirl e amando tanto quanto! Recomendo muuito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amei!
      Menina, também estou lendo Fangirl, tô amando, me identifico demais com a protagonista (amo fanfics kk)

      Excluir
  2. Que amorrrr! Tati, eu fiquei encantada com a ilustração do livro, mas quando comecei a ler sua resenha deu uma esquentadinha no coração, sabe? Eu amo um romance, mas nunca tinha ouvido falar dessa autora. Será que tem ele em pdf? Queria muito ler. Um beijo!

    www.gabicavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico MUITO feliz com isso!!
      Creio eu que tem em pdf, eu tenho ele baixado no Kindle também, se tu tiver.
      Recomendo muito a leitura.
      Beijos!

      Excluir
  3. Eu já tinha visto a resenha desse livro em algum lugar, e já tinha me encantado pela história do livro, agora vendo a sua eu me encantei mais ainda principalmente pelos detalhes que você contou aqui, adoro livro onde mostra o ponto de vista dos dois personagens, com toda a certeza eu irei ler parece ser muito lindo ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz com isso!
      Tenho certeza que tu irá amar Lo!

      Excluir
  4. Estou a tempos enrolando para ler e comprar esse livro mas com essa resenha maravilhosa já vou encomendar o meu

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é muito amor e não tem como se apaixonar pelos personagens. Eu li ele mês passado e fiquei enatada. Essa quote: "Quando tocou a mão de Eleanor, ele reconheceu. Ele soube" *___*

    bjus
    Ari ♥
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir
  6. Já me apaixonei pela capa ♥
    O livro parece ser muito amorzinho.
    Achei interessante sua resenha, principalmente se foge dos clichês!
    Com certeza, esse livro vai pra minha lista.
    Beijos.

    www.meumundonofundo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa não conhecia, vou passar a ler alguns livros adorei a resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonada por romances, mesmo quando eles quebram nossos corações junto aos dos personagens. Eu tinha lido a sinopse do livro antes e já tinha me interessado e agora, lendo sua resenha, fiquei com mais vontade de ler. Esse cenário mais "realista" de um primeiro amor me dá ansiedade e comprar esse livro. Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você irá gostar! Depois me conta o que achou.
      Também sou apaixonada por romances mesmo quando eles quebram meu coração, é inevitável.

      Excluir
  9. Amei a resenha é só por lê-la me apaixonei pelo livro. "Ele parou de tentar trazê-la de volta. Ela só voltava quando bem entendia, em sonhos e mentiras e déjà-vus partidos.";melhor parte. Próximo livro que vou comprar ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse quote partiu meu coração, mas vale a pena haha
      Boa leitura pra ti Aninha <3

      Excluir
  10. Olá!
    Muita gente fala super bem deste livro e eu ainda não li. Fiquei tão fascinada com os quotes e com sua resenha que a vontade de ler só aumentou ): vou ver se leio estes dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que tu vai gostar, não perde mais tempo não, prometo que vale a pena!

      Excluir
  11. Gostei bastante da sua resenha, o livro parece ser muito interessante, não tenho muito o hábito de ler, mais esse é bem o estilo que gosto ❤

    ResponderExcluir
  12. Que bacana seu post, curto muito romance é pelo jeito esse livro parece ser maravilhoso, eu não conhecia mas pelo que você falou ele parece ser incrível e deu aquela vontade de ler. Beijoos ❤

    ResponderExcluir
  13. Ahhh só porque eu parei com esse vício de adquirir livros você me aparece com essa maravilha *-*
    Adorei sua resenha e a história é muito envolvente, do jeitinho que eu gosto <3
    Beijinhus e sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  14. Que graça!
    Eu não gosto muito de ler livros, talvez eu não tenha paciência. Mas eu acho fofo demais livros que contam uma história de amor. Esse com certeza eu adoraria ler!
    Adorei a indicação. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse você teria toda paciência do mundo, um livro direto, sem enrolação e muito lindo!

      Excluir
  15. Hey, Tati.
    Que fofo essa ilustração, to apaixonada pela art <3 De verdade... pensando até em colocar como plano de fundo no pc.
    Não tive a oportunidade ler a história ainda, mas com tua resenha tão singela e delicada me apaixonei! Eleanor <3 Adorei sua resenha! Amo romances que foge um pouco do clichê até mesmo sendo clichê! kkk
    Parabéns!

    Beijinhos adocicados,
    www.jessicadeyna.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As arts desse livro são as melhores, sério. Um mais lindo que o outro!
      Fico feliz por isso, leia sim e depois vem me contar o que achou Jess.
      Beijos!! <3

      Excluir
  16. A autora Rainbow Rowel realmente possui uma escrita fantástica que acaba sendo impossível não gostar de seus livros. Ainda não tive a oportunidade de ler 'Eleanor e Park', mas assim como você, muitas pessoas adoraram. Vontade é o que não falta. O meu livro favorito dela é 'Fangirl', acho muito fofo. Adorei o blog, parabéns!

    Abraços,
    Páginas incríveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou lendo Fangirl agora e adorando!
      Eleanor e Park é bem mais denso, mas amei também, vale a pena!
      Muito obrigada, fico feliz com teu comentário.
      Beijos!

      Excluir
  17. Que livro encantador. Parece ter uma vibe meio John Green de escrita e personagens, me interessei porque eu gosto bastante desse estilo de escrita. Gostei da organização da sua resenha também. Sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho as idéias na mesma vibe das do Jonh mas acho a forma de escrita um tanto quanto mais profunda.
      Mas também gosto muito de alguns livros do Jonh!
      Fico feliz que tenha gostado!
      Muito obrigada, beijos!

      Excluir
  18. Também amei esse livro, acho os dois personagens principais maravilhosos e a escrita da Rainbow sensacional. Vale a pena!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  19. Acho qeu eu não li UMA resenha negativa sobre esse livro. A história parece ser muito amorzinho e as personagens cativantes. O livro parece ser bastante realista e, pelos interesses das personagens, aposto que rola fácil uma identificação.

    Beijinhos, Vickawaii!
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  20. A Rainbow é uma das minhas autoras favoritas assim como esse livro. É difícil falar sobre ele porque ele desperta vários sentimentos na gente que é complicado de lidar com tudo que ele nos apresenta. ""Você salvou minha vida, ela tentou dizer. Não para sempre, não definitivamente. Provavelmente, só por certo tempo. Mas salvou minha vida, e agora eu sou sua. O que sou agora é seu. Para sempre." é uma das minhas citações preferidas.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela se tornou uma das minhas autoras preferidas também!
      Minha citação preferida também.
      Beijos

      Excluir
  21. Não é muito a minha praia ler romances, mas esse parece ser bem fofinho. =) (p.s.: adorei a sua forma de classificar as coisas!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O foco do livro nem é o romance, por isso gosto tanto!
      Obrigada!

      Excluir
  22. Ei Tati. Tem um tempo que falo que quero ler este livro e sempre que leio outra resenha a vontade cresce! hahaha Vamos ver se lembro de adquiri-lo na próxima compra de livros. Beijoo

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
  23. Esse aí tá na minha wishlist desse ano! Doidinho pra ler logo, me encantei pela escrita da Rainbow em Carry On e, pelo que me parece, o estilo da Rainbow de escrever é bem esse: intercalando narrações em primeira pessoa e explorando ao máximo a psicologia de cada personagem. Encantadora, simplesmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, todos os livros que li dessa autora possuem esse mesmo estilo.
      Me encantei por ela!

      Excluir
  24. Este livro é um amor do começo ao fim mesmo e como já tenho hábito de ler este tipo de romance achei ele bem inovador. Em relação a autora não conheço os outros livros dela e achei demais você falar que ela tem muita coisa boa, pretendo ler mais dela ^^
    Beijinhos
    Thamila Mascarin

    ResponderExcluir
  25. Comecei a ler uma vez, mas não engatei, não me conquistou de primeira. Ainda tenho um pé atrás com YA, mas se um dia der uma chance, vou procurar a Rainbow certeza.

    ResponderExcluir
  26. Eu amo TANTO esse livro, foi a primeira vez em anos que eu senti vontade de me apaixonar. Ele é tão maravilhoso <3

    Tenho todos os livros da Rainbow Rowell, mas esse é de longe meu favorito.
    Aproveito para recomendar o Ligações, é muito legal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Eu lo há uns anos atrás e lembro ter me sentido abraçada pela história. Você simplesmente se apaixona demais pelos personagens.

    <3

    ResponderExcluir
  28. Eu li esse livro já tem um tempinho e me lembro de cada parte até hoje <3 Eu amo demais essa história, depois de ler sua resenha a vontade de reler aumentou <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história que marca a gente né?
      Muito bom de reler!

      Excluir

 
© CAPRICATI © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESIGN E PROGRAMAÇÃO POR DESIGNLC. imagem-logo