sábado, 11 de outubro de 2014

Dicas de inglês.

   Olá pessoal!

  Hoje eu vou dar início a uma nova categoria no blog. Por algum motivo muitos de vocês lotaram minha inbox no ask e no tumblr pedindo dicas de inglês, resolvi perguntar em alguns grupos de blogueiras se criar posts sobre isso seria interessante, todas disseram que sim, achei isso um grande desafio pois como sabemos existem diversos sites com ótimas dicas. Mas resolvi atender a esses pedidos e fazer algo com a minha cara, deixando bem claro que não sou a melhor pessoa para isso. Mas creio que o meu conhecimento possa ajudar alguém. E

  Como é uma nova categoria e este é o primeiro post, preferi deixar um texto fluir do que começar com regras padronizadas logo de cara. Para quem deseja aprender inglês é necessário paciência, é preciso entender que a língua é intrínseca a cultura e por esse motivo na hora de aprender uma nova língua, devemos deixar os nossos costumes de lado, e tentar ao máximo não traduzir e sim interpretar.

  Se você já faz um curso de inglês tem as vantagens de ter um apoio, um professor é sempre bem vindo nos momentos em que precisamos saber nossos erros e acertos e assim seguir na direção correta, todavia o maior erro de quem possui aulas particulares é o pensamento de que apenas aquelas horas de ensino já são o suficiente, pois o aprendizado é constante e não se pode resumir em algumas horas dentro de uma sala de aula, porém se você não tem um curso, é possível sim aprender inglês sozinho. Então antes de tudo darei umas pequenas dicas do que fazer e do que não fazer que farão toda a diferença daqui pra frente, independente do seu grau de conhecimento.

O que fazer e o que não fazer:
  • Sempre bom bater nessa tecla, mas realmente não traduza as coisas, geralmente expressões em inglês, mas principalmente o inglês americano perdem o sentido total se forem traduzidas, por isso é sempre bom tentar encontrar um maneira de encaixar a frase no contexto da situação para assim conseguir entendimento.
  • Não confunda os sons, e não pronuncie as consoantes da mesma maneira que você costuma fazer quando fala português. Essa provavelmente é a coisa mais difícil de se fazer, nosso corpo possuí uma memória muscular, então para aprender uma nova língua, você terá que treinar muito os sons e esquecer totalmente como eles são na sua língua.
  • Não pense o tempo todo em inglês. É o erro mais comum, como eu disse, nosso corpo possuí uma memória muscular que precisa ser treinada com a fala e não com o pensamento. Uma das coisas que mais frusta o estudante iniciante é ter a pronuncia perfeita em pensamento mas na hora de falar não sair do jeito planejado, isso acontece porque nosso corpo não está acostumado com os sons do inglês, e pensar não é o suficiente e pode acabar atrapalhando, treine a fala primeiro e só depois de estar acostumado com aquele som tente pensar naquilo em inglês com frequência.
  • Não assista seu filme preferido com legenda em português, calma que já explico, primeiramente, se você deseja aprender inglês, comece a aderir a prática da legenda para se acostumar com o som, mas se é seu filme preferido então você já sabe o contexto da história, não é? Comece a ver com a legenda em inglês, é a melhor maneira de assimilar o som com a palavra. Afinal, quantas músicas você sabe cantar em inglês, sabe a tradução todavia se for para escrever a original você provavelmente não saberia? Muitas, não é? Tente aderir a prática. A mesma coisa sobre o filme vale para tradução de músicas também, ao invés de ler a tradução, tente traduzir sozinho, leia a letra em inglês e irá perceber que reconhece muitas palavras. Não tenha preguiça, tire uns minutos do seu dia para isso.
  • Estude o alfabeto fonético, porém antes de estudar o alfabeto com a pronuncia dos sons em inglês, treine letra por letra mas desapegue do som das vogais, pode parecer estranho e vai parecer que não está saindo som nenhum, e na maioria das vezes, não irá sair mesmo, mas é assim que funciona, o "Z" por exemplo, não fale "Zê" o som vai parecer o som de um mosquitinho, e é assim que precisa parecer mesmo, faça isso com todas as letras do alfabeto e perceberá que a pronuncia das palavras em inglês será mais fluida, pelos motivos de que geralmente palavras que terminal com alguma vogal (principalmente o E) em inglês não contam com o som dela.
  • Baixe o Duolingo no seu celular, é um jogo simples, não ocupa tanto espaço e vai te ajudar muito mais do que esses joguinhos que fazem sucesso por aí por um tempo e logo enjoam. O Duolingo é um jogo com uma plataforma simples porém super divertida onde você treina sua pronuncia e melhora seu vocabulário, ele é de graça, totalmente grátis mesmo, as "compras" que existem no app requerem  apenas pontos, e esses você adquiri jogando. Com esses pontos você pode adquirir módulos bloqueados como cantadas e expressões em inglês.
  Então essas foram as dicas iniciais, espero que vocês tenham gostado do primeiro post e continuem acompanhando essa categoria. Caso vocês possuam alguma dúvida referente ao assunto ou queiram sugerir um tema específico a respeito do inglês, fiquem a vontade que eu irei adorar atender!

  Um beijo!

9 comentários:

  1. Parabéns pelo post Tati! Mt completo logo de cara. Vou ficar atento e acompanhar sobre isso porque realmente ando precisando. Sobre essa pronuncia sem a vogal, jamais tinha pensado nessa possibilidade e parando pra analisar agora, é exatamente o som de algumas palavras em inglês, muito foda sua dica, vou trinar bastante.
    Queria que vc falasse também, se possível, sobre falsos cognatos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. ameeeeeii, eu faco aula particular de ingles e nao gosto muito, mais so faco para agradar aos meus pais, e com essas dicas tenho certeza de que meu aprendizado vai acelerar, vou ate falar isso com meus teachers ;)))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente encontrar uma maneira que te agrade, aprender de forma divertida é mais gostoso!
      Boa sorte! :D

      Excluir
  3. Dicas muito objetivas e válidas para quem realmente quer aprender a falar inglês.
    Parabéns Tati!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati parabéns por essa tag, realmente dicas que vão ajudar muitas pessoas, inclusive euzinha,,rsss adorei a dica do app vou baixar bjs e boa semana
    www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana! Feliz por ter ajudado!
      Beijos, tudo de bom pra ti!

      Excluir
  5. Oi Renata! Feliz pelo teu comentário!
    Acho Mandarim uma língua linda! Pretendo fazer um dia!
    Obrigada, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Tatiana, querida ♥
    Hehehe por alguma razão? Qual será essa razão? De algum teu leitores tiraram de te pedir esses conselhos.
    Que bom que resolvesses atender.
    Gostei muito das dicas: "não traduzir as coisas" e "não misturar os sons". As duas são incrivelmente validas para quem está aprendendo.
    Meu namorado é +- iniciante, e vive tentando apostuguesar o som das palavras. Eu aconselho, mas é difícil!
    Beijinhos

    Pink CupCake | Fanpage

    ResponderExcluir

 
© CAPRICATI © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESIGN E PROGRAMAÇÃO POR DESIGNLC. imagem-logo