No primeiro post sobre finanças do blog eu falei sobre o desafio 15 meses. No post informei que guardo o dinheiro do desafio em um envelope. E é sobre isso que vou falar aqui hoje.
É muito fácil quando guardamos somente uma quantia de dinheiro acabarmos retirando antes da hora quando surge algum imprevisto. E para isso não acontecer com o desafio 15 meses eu estou usando outros envelopes para poupar valores não estipulados.
Funciona assim, você vai pegar alguns envelopes, a quantidade é do seu interesse, mas o indicado é pelo menos cinco. E escrever neles categorias de sua necessidade. Alguns envelopes receberão dinheiro e outros receberão recibos.
As minhas categorias são:
- Faculdade.
- Intercâmbio.
- CNH.
- Emergências
- Despesas avulsas.
- Tatuagens.
- Cartão de crédito.
Todo mês assim que recebo o salário eu pago a faculdade e a fatura do cartão, o comprovante de pagamento da faculdade eu deposito no seu devido envelope. No envelope do cartão de crédito eu não possuo recibo pois divido o cartão com minha irmã, mas eu costumo pegar um papel e escrever o que eu estou pagando, exemplo: Spotify, compras na AppleStore, parcela de tal coisa e etc, anoto os valores e coloco no envelope.
Com o dinheiro restante eu divido. As notas altas vão para os envelopes intercâmbio e CNH, o envelope intercâmbio é para gastos como roupas, malas, visto, passaporte e etc. E o envelope CNH é para o caso de necessitar de aulas extras.
As notas baixas de R$02,00 - R$05.00 - R$10,00 e R$20,00 eu distribuo nos envelopes restantes. Não tem uma quantia certa, apenas faço a distribuição. Emergências são coisas que não podem esperar, por exemplo, esse mês a tela do meu celular descolou e como eu utilizo ele para tirar as fotos das crianças na creche eu preciso concertar e necessitarei de tirar dinheiro desse envelope, é dele também que irei retirar caso precise de remédios e gastos médicos.
O envelope de tatuagens é para juntar o dinheiro necessário para: Fazer novas tatuagens e retocar minha tatuagem que eu tive uma alergia a um ano atrás (terá post sobre isso.) pois se eu não separar um dinheiro especifico para novas tatuagens o provável é que eu acabe gastando todo meu salário com isso.
Despesas avulsas é o envelope que menos recebe dinheiro porém ao mesmo tempo que mais é retirado. É dele que sai despesas como: Roupas, cinema, comida e etc. Mas caso o dinheiro do envelope acabe antes do mês terminar é proibido sacar de outros envelopes, é como se aquele dinheiro não existisse.
No começo é difícil, mas com o passar dos meses vemos nosso dinheiro crescer e isso motiva a continuar guardando.
Sempre que for gastar dinheiro com alguma "besteira" lembre-se de seus objetivos maiores e que quando você realizá-los você vai perceber que não valeria a pena ter gasto o dinheiro com aquela blusinha que provavelmente você nem estaria usando mais.
Controle o seu dinheiro senão ele irá controlar sua vida. Mostre que você tem poder sobre suas escolhas e realize todos seus objetivos.
Como eu nunca pensei nisso antes? Quero muito tirar carta, ir para Itália e com certeza essa técnica vai me ajudar. Imagino mesmo que no começo a gente não fica lá muito motivado mas depois da uma empolgação. Vou fazer, muuuuito obrigada pela dica, serio mesmo.
ResponderExcluirBeijos!
Fico feliz que isso irá te ajudar!
ExcluirObrigada pelo comentário e boa sorte nos seus planos.
Beijos!
Olá! Adorei a ideia, ainda mais que estou prestes a ir morar beeeem longe dos meus pais e vou ter aquela super necessidade de manter controle sobre todas as contas rsrs... Acho que com essa técnica aquela velha sensação de que o dinheiro simplesmente desaparece quando bate na mão deva sumir né... Bom, vou tentar!
ResponderExcluirbjs
Inajara
www.vintageandgeek.com.br
Hahaha pode acreditar que some mesmo, a gente se sente bem mais seguro fazendo essas coisinhas.
ExcluirRealmente, antes de gastar o dinheiro com besteira eu lembro das prioridades!
ResponderExcluirAh, que saudade da infância...
Beijos!
www.meumundonofundo.com.br
Melhor coisa pensar bem antes de gastar.
ExcluirBeijos
É uma boa maneira de organizar as contas mesmo, até porque eu sempre perco os comprovantes nas bolsas, pago e sumo com os papeis kkk ai quando preciso de algum, tenho que correr atras de banco. Adorei a dica.
ResponderExcluirEu vivia perdendo também, agora os mais importantes estão guardadinhos.
ExcluirAdorei essa ideia de se organizar e poupar usando envelopes. Acho que já vi essa dica, há muito tempo, no blog da Fran Guarnieri. Confesso que nunca tentei, mas pode ser uma boa. Adorei as dicas. Beijos e sucesso
ResponderExcluirNão cheguei a ver essa dica no blog da Fran :D
ExcluirBeijos
Adoro esses posts de organização! Pena que não tenho nem dinheiro para economizar hahah! Sou a pessoa mais desorganizada possível, mas acredito que seu post vai ajudar muitas pessoas <3
ResponderExcluirhahahaha mas um dia você terá :P
ExcluirObrigada <3
Amei a ideia e vou por em.pratica tbm. Percebi que gasto MUITO dinheiro com bobagem e preciso mudar isso urgentemente. Tbm quero fazer intercâmbio e é ima ótima ideia começar a juntar de agora para poder ter uma quantia legal pra levar. Post maravilhoso! Parabéns ❤
ResponderExcluirEu também gastava MUITO com bobagem, ainda dou umas escorregadas mas pelo menos o dinheiro para as coisas importantes está separadinho :D
ExcluirBeijos e obrigada! <3
Que projeto legal! Eu estou procurando algumas formas de economizar dinheiro para viajar para Sao Paulo, achei essa ideia muito válida, vou anotar! Beijos.
ResponderExcluirwww.brendacaroline.com.br
Vem pra SP <3
ExcluirEspero que dê tudo certo nos seus planos, beijos!
Manaaaa do céu! Que ideia boa! Eu criei um cofrinho de moedas, mas essa do envelope é a boa também. Vou começar. Gostei real. Minha viagem pra disney em 2018 agradece hahaha pq com moedas eu iria em 2050 kkkk
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado!
ExcluirTambém junto moedinhas, não dá muito, mas é com elas que compro presentes de natal todo final de ano hehe
Muito legal teu post! Sua forma é bem parecida com a minha, só que em vez de envelopes eu dobro uma folha de papel ofício, coloco o dinheiro e escrito as despesas e o valor. Não uso para economizar e sim para pagar algumas despesas do mês.
ResponderExcluirPara economizar uso um outro método, que funcionou ano passado e me salvou. Depois vou fazer um post porque ainda estou aprimorando, apesar de ser simples. Seu método é muito bom, adorei o post e a forma que você fez.
bjs
www.simplesmenteciana.com